O Socialismo e o Cálculo Econômico

Por Thiago “Bahia” — G.E.V.P.

Thiago
6 min readMar 2, 2021
  • Como Paul Cockshott e Alin Cottrell, Marxistas-Leninistas, resolveram o problema do cálculo econômico.

Primeiro de tudo, a aplicação de Cockshott deriva a lei do valor-trabalho exatamente de acordo com as autoridades o que ele julga se parte. Usando o mesmo raciocínio, as autoridades de planejamento devem ser capazes de identificar
insumos em que haja suspeita de eficácia social inadequada.

Uma entrada cai nesta categoria se encontrarmos um valor médio significativamente negativo para o mercado, o preço menos o valor do trabalho entre os bens de consumo que o empregam. Segundo, a ideia de Cockshott não se aplicava em linearização. Isso é Kantorovich com programação linear.

O que Cockshott propôs usava a complexidade. A teoria da complexidade lida com o número de etapas discretas que são necessárias para realizar um cálculo.

Essas etapas discretas correspondem aproximadamente ao número
de instruções que teriam que ser executadas em um programa de computador que
realizou o cálculo.

Agora, como Cockshott resolveu o problema do cálculo econômico?
O cálculo aritmético pode ser visto como um exemplo particular do fenômeno mais geral de computação ou simulação.

O que um sistema de controle requer é a capacidade de calcular, se o controle sistema em questão ser um conjunto de empresas que operam em um mercado, uma agência de planejamento, um piloto automático em uma aeronave ou o sistema nervoso de uma borboleta; não é de forma alguma necessário que o cálculo prossiga por métodos aritméticos significa.

O ponto importante é que o sistema de controle é capaz de modelar aspectos significativos do sistema
sendo controlado. As empresas fazem isso por meio de controle de estoque e contabilidade, em que as marcas no modelo de papel.

A localização e o movimento das mercadorias. Na preparação dessas marcas, as regras da aritmética são seguidas; a aplicabilidade da aritmética ao problema depende da teoria dos números ser um modelo para as propriedades de commodities.

Uma agência de planejamento provavelmente fará uso generalizado da aritmética e, de fato, se alguém quiser fazer decisões localizadas sobre o uso ideal de recursos por meios aritméticos. Se alguém deseja realizar otimizações globais em toda a economia, existem outros métodos tendo muito em comum com a maneira como se pensa que os sistemas nervosos funcionam, pode ser mais apropriado, e estes podem, em princípio, ser realizados sem recurso à aritmética.

Sobre Mises, Não é racional que os fatores materiais de produção devam entrar no cálculo apenas na medida em que custem tempo de trabalho para extrair da natureza. Mises dá um exemplo de duas mercadorias, P e Q, cada uma das quais requer um total de 10 horas de trabalho para ser produzida. Ambos os bens requerem alguma matéria-prima, um, em sua produção, e um por sua vez requer uma hora de trabalho por unidade produzida.

A commodity P é produzida com 8 horas de mão de obra direta e duas unidades de material a+ enquanto Q requer 9 horas de mão de obra direta e apenas uma unidade de a. Em termos de cálculo de trabalho, as duas mercadorias ’custa' o mesmo, mas Mises afirma que P deve realmente ser mais valioso do que Q devido ao fato de que incorpora mais da matéria-prima natural.

Agora vamos provar isso de forma técnica:
Se assumirmos, como uma primeira aproximação, que as condições de produção podem ser representadas como um sistema de entrada-saída, então surge o problema de calcular os valores de trabalho 25 para todos os bens no sistema como a tarefa de calcular a matriz inversa de Leontief.

Isso é exatamente o que é necessário para calcular o vetor de produção bruta de todos os produtos que é necessário para apoiar qualquer dado vetor de produtos finais desejados, para consumo e acúmulo de meios de produção. É disso que precisamos para produzir um plano coerente.

Agora, se a matriz em questão for utilizável para propósitos de planejamento reais, ao contrário de um exercício teórico, deve representar a economia em detalhes. Estima-se que na União Soviética, por exemplo, o número de produtos identificáveis separadamente é 10 milhões .

Se n = 107, a ordem de tempo de eliminação gaussiana é então 1021. Esta figura representa o número aproximado de cálculos elementares a serem realizados. Suponha que cada cálculo exija 10 instruções do computador. Em seguida, temos 1022 instruções para executar. Pode haver 10 milhões de produtos no sistema, mas o número de entradas diretas para cada produto certamente será muito menor - talvez na casa das dezenas ou centenas.

Este fato pode ser representando o sistema de entrada na forma de uma estrutura de dados de lista vinculada. Nesse caso, a ordem de tempo do procedimento de solução iterativa reduz para nmr, onde m é o número médio de insumos diretos para cada produto. Sob as mesmas premissas acima, mas definindo m = 100, chegamos a um tempo de execução de cerca de 103 segundos, ou 17 minutos.

Dada uma escolha cuidadosa de
estruturas de dados e algoritmos, parece que a produção oportuna da matriz inversa de Leontief, para
um sistema especificado em todos os detalhes, está bem dentro da capacidade da tecnologia computacional atual.

Fontes:

http://ricardo.ecn.wfu.edu/~cottrell/socialism_book/calculation_debate.pdf

http://ricardo.ecn.wfu.edu/~cottrell/socialism_book/new_socialism.pdf

Ademais:

A resposta mais aceita ao argumento , vindo de Cosma Shalizi, é a complexidade de negociar as preferências. Essa é a única resposta até agora, mas ela pode ser descartada com o fato que IAs integradas já realizam programação por preferência.

https://www.cs.nmsu.edu/~tson/papers/tplp-plan-prefs.pdf

E uma prova da eficiência do centralmente planejado é exatamente o fato que grandes empresas que podem implementar programação, já começaram a praticar isso planejando .

( https://www.docdroid.net/HmIfK7Q/jacobin-leigh-phillips-michal-rozworski-the-peoples-republic-of-walmart-how-the-worlds-biggest-corporations-are-laying-the-foundation-for-socialism-verso-2019-pdf )

O planejamento existe ao nosso redor e funciona claramente; caso contrário, os capitalistas não fariam tal uso abrangente dele. Essa é a mensagem simples que atinge o dogma de que “não há alternativa”.

Mais fontes:

Planejando o Bom Antropoceno - "O mercado está nos levando cegamente a uma calamidade climática – o planejamento democrático é uma saída."
https://ominhocario.wordpress.com/.../planejando-o-bom.../
- Bill Gates, Socialista? - "Bill Gates está certo: o setor privado está sufocando a inovação em energias limpas. Mas esse não é o único lugar em que o Capitalismo está nos limitando."
https://ominhocario.wordpress.com/.../bill-gates.../
- Democratizar Isso - "Os planos do Partido Trabalhista inglês para buscar modelos democráticos de propriedade são o aspecto mais radical do programa de Corbyn, e um dos mais radicais que temos visto na política dominante em muito tempo."
https://ominhocario.wordpress.com/.../08/democratizar-isso/
__
- Socialismo, Mercado, Planejamento e Democracia:
https://ominhocario.wordpress.com/.../socialismo-mercado.../
- Economia e Planejamento Soviéticos e as Lições na Queda
https://ominhocario.wordpress.com/.../economia-e.../
- Socialismo Como Futuro Automatizado e Igualitário em Resposta à Crise Ambiental
https://ominhocario.wordpress.com/.../socialismo-como.../
- Bancos, Finanças, Socialismo e Democracia
https://ominhocario.wordpress.com/.../bancos-financas.../
- A Revolução Cybersyn
https://ominhocario.wordpress.com/.../a-revolucao-cybersyn/
- Imaginários do Pós-Trabalho: Automação Completa, Renda Básica, Jornada de Trabalho e Ética do Emprego
https://ominhocario.wordpress.com/.../imaginarios-do-pos.../
- Comunismo Verde Totalmente Automatizado
https://ominhocario.wordpress.com/.../comunismo-verde.../

--

--